• Informações
  • Quando: 30 de março a 10 de abril
 

Leste Europeu

Kafka, Freud e as Inquietudes da Humanidade
com Luiz Felipe Pondé

A inquietação existencial é um traço moderno. Há cerca de 100 anos, e nquanto Freud escrevia seu magistral Mal-estar na Civilização em Viena, na mesma época, em Praga, Kafka escrevia O Processo, livro em que o personagem é condenado por um crime que nunca é dito explicitamente qual é. Entre as angústias existenciais de uma vida cada vez mais regulada, em que somos na melhor das hipóteses mais ou menos infelizes, e a burocracia que nos assola, a humanidade nunca pareceu mais obcecada pela felicidade do que agora, apesar dos jovens consumirem mais ansiolíticos do que nunca. Entre a psicanálise de um mal-estar crescente entre nós e um mundo em que o sentido se perde nos sistemas montados para organizar esse mesmo mundo à nossa volta, o homem freudiano e kafkiano irão dialogar conosco entre Viena e Praga.


Mais informações no roteiro de viagem aqui


Luiz Felipe Pondé

Professor da PUC-SP e da FAAP, colunista do jornal Folha de S. Paulo, pesquisador da Fap...

Itinerário

  • 30/3 São Paulo – Praga
    Apresentação no aeroporto em São Paulo com três horas de antecedência para embarque com destino a Praga.

  • 31/3 Chegada em Praga
    Chegada no Aeroporto Internacional Václav Havel em Praga. Em seguida, transfer ao hotel e restante do dia livre. À noite, jantar de boas-vindas no hotel.

  • 01/4 Praga
    A Metamorfose
    Café da manhã no hotel. Neste dia, conheceremos o centro histórico da belíssima cidade de Praga, um dos mais bem preservados do mundo e incluído na lista de Patrimônios da Unesco desde 1992. Faremos um passeio bastante especial em um bonde histórico, no qual contemplaremos os principais monumentos da cidade. Visitaremos o Castelo de Praga, um dos mais importantes símbolos da cidade há mais de mil anos. Continuaremos a pé para a área abaixo do Castelo, onde fica o Malá Strana (ou Setor Inferior), um dos mais antigos distritos de Praga, com becos e ruelas em paralelepípedos e belos edifícios em arquitetura barroca. Caminharemos pela famosa Ponte Carlos, cuja construção foi iniciada em 1357 pelo Rei Carlos IV e da qual teremos deslumbrantes vistas do Castelo de Praga e do Rio Vltava. À tarde, visitaremos o Museu Kafka, local que nos permitirá adentrar no universo de Franz Kafka, importante nome da literatura mundial do século 20, nascido na cidade de Praga. Retorno ao hotel e pernoite.

  • 02/4 Praga – Kutná Hora - Praga
    O Processo
    Neste dia sairemos para visita à Kutná Hora, a cidade da prata, e cuja riqueza impulsionou à prosperidade o Reino Tcheco. Devido à sua importância histórica e joias arquitetônicas, a cidade tornou-se patrimônio mundial da Unesco em 1995. Ao caminhar pelas ruas dessa agradável cidade é impossível não se envolver em sua atmosfera: as ruas em pedra, praças, igrejas e construções nos transportam para seu rico passado. Conheceremos a Catedral da Assunção de Nossa Senhora e o Ossuário de Sedlec, onde crânios e ossos humanos são conservados há séculos. Após o passeio, retorno a Praga e pernoite.

  • 03/4 Praga
    O Castelo
    Neste dia faremos um passeio pelo legado do escritor Franz Kafka através de espaços e monumentos que contam sobre sua vida e obra. Conheceremos a casa onde Kafka nasceu, um edifício construído por monges em meados do século 18. Seguiremos para o bairro judeu, um dos mais bem preservados da Europa. Restante do tempo livre para aproveitar a cidade. Retorno ao hotel e pernoite.

  • 04/4 Praga - Cesky Krumlov - Viena
    Inconsciente e sua importância
    Café da manhã no hotel. Em seguida, deixaremos Praga em direção a Viena. No caminho, conheceremos a fascinante cidade de Cesky Krumlov, localizada no sul da Boêmia na República Tcheca. Seu centro abriga dezenas de prédios em estilo renascentista e barroco, enquanto, no alto do morro, seu imponente Castelo domina o horizonte. Após a visita, seguiremos até Viena. Na chegada, acomodação e pernoite.

  • 05/4 Viena
    O que é o mal-estar na civilização?
    Após o café da manhã, faremos um passeio pelo centro antigo de Viena e descobriremos os tesouros dessa cidade artística e musical. Passaremos pelo mais antigo distrito de Viena, que remontam aos tempos romanos. Caminharemos por ruas estreitas entre edifícios em estilos que vão do renascentista ao barroco, um legado do grandioso passado imperial da monarquia Habsburgo. O destaque deste passeio é a Catedral de São Estevão, símbolo da cidade e um dos mais importantes edifícios góticos da Áustria. A mais alta de suas quatro torres, com mais 135 metros de altura, agiganta-se no horizonte da cidade, enquanto seu colorido telhado recria os desenhos majestosos do brasão de armas vienense. Seu interior foi alterado ao longo dos anos, até a chegada do período barroco. Almoçaremos no emblemático Café Landtmann, lugar que segue como uma amostra viva do refinamento e elegância da sociedade vienense do século 19, e que conquistou diversos personagens históricos famosos, entre eles, Sigmund Freud. Retorno ao hotel e pernoite.

  • 06/4 Viena - Bosques de Viena - Viena
    Qual a crítica freudiana da religião?
    Neste dia, seguiremos para a região dos Bosques de Viena, um cinturão verde composto por suaves encostas aos pés dos Alpes, um “pulmão verde” legalmente protegido próximo à cidade de Viena. Visitaremos o Convento Carmelita de Mayerling, local onde o Princípe Rudolph, herdeiro do Império Habsburgo, foi encontrado morto juntamente com sua amada Mary Vetsera. No exato local da tragédia, foi construída a bela capela das irmãs carmelitas. Continuaremos com um passeio pela Gruta de Hinterbrühl, uma antiga mina com intrigantes túneis e o maior lago subterrâneo da Europa. Retorno a Viena e pernoite.

  • 07/4 Viena
    Por que desejamos a morte?
    Café da manhã no hotel. Em seguida, conheceremos a mais bela obra de arte em estilo barroco de Viena, o Palácio de Schönbrunn. Construído em 1713, foi a principal residência de verão da casa imperial, e foi também o local onde o Imperador Francisco José nasceu e passou seus últimos anos de vida. Por sua relevância histórica e sua magnífica arquitetura, o Palácio foi listado como Patrimônio Cultural da Humanidade em 1996. Restante da tarde livre para aproveitar a cidade.

  • 08/4 Viena
    Após o café da manhã, conheceremos o Tesouro Imperial de Viena, abrigado no Palácio Hofburg. Ali poderemos ver as duas mais importantes coroas de imperadores europeus. A primeira, pertenceu aos imperadores do Sacro Império Romano Germânico, criada na segunda metade do século X e decorada com inúmeras referências bíblicas. A segunda é a coroa imperial austríaca, confeccionada em 1602 para o imperador Rudolf 2º e que, no século 19, tornou-se símbolo do recém-criado Império Austríaco. Ao final do passeio, tempo livre para aproveitar a cidade.

  • 09/4 Viena – Retorno à São Paulo
    Café da manhã no hotel. Em horário pré-determinado, transfer ao aeroporto para embarque em voo de retorno a São Paulo.

  • 10/4 Chegada em São Paulo

Reservas

Latitudes Viagens de Conhecimento
latitudes@latitudes.com.br
(11)3045-7740


Quem Somos Nós?Instagram
PARCERIA
RÁDIO OFICIAL
APOIO