Marilia Toledo

Formada em jornalismo pela Fundação Cásper Líbero, Marilia é dramaturga, roteirista de TV e cinema, produtora de cinema e teatro e diretora de teatro. Como dramaturga e produtora soma 15 peças de sua autoria, entre adaptações e originais, para o público adulto e infantil. Ganhou o prêmio Shell pelo texto de Amor de Servidão, o prêmio APCA pelo musical Amídalas, o prêmio Femsa e o prêmio da Cooperativa Paulista de Teatro pela peça A Odisseia de Arlequino e o prêmio Qualidade Brasil pelo espetáculo Sonho de Uma Noite de Verão.

 

Em 2010, publicou sua adaptação de O Doente Imaginário para crianças, pela Editora 34, com ilustrações de Laerte. Em maio de 2018, o texto de A Odisseia de Arlequino foi publicado pela Cia das Letrinhas. Foi headwriter de Marcas da Vida, programa da Fremantle Media exibido pela Rede Record, em 2011 e trabalhou como roteirista da primeira e da segunda temporadas de Sessão de Terapia, série dirigida por Selton Melo, exibida na GNT. Dirigiu as peças Peixonauta – O Caso da Grande Chuva, Cocoricó – O Show, LooneyTunes – Live, e o show Aventuras Musicais, do grupo Palavra Cantada, e também escreveu e dirigiu o musical Palavra Cantada Sem Pé Nem Cabeça, que segue em turnê pelo Brasil. Escreveu, ao lado de Emilio Boechat, o roteiro do filme Lascados, dirigido por Victor Mafra, lançado em setembro de 2014, e também o filme O Galã, de Francisco Ramalho.

 

Trabalhou como jornalista na Rede Globo e na Bandeirantes e também como diretora de dramaturgia na Produtora Mixer.  Assina a produção executiva do filme Os Dez Mandamentos, lançado em 2017, e do filme Nada a Perder, de 2018, ambos com direção de Alexandre Avancini e distribuídos pela Paris Filmes. Foi diretora de conteúdo da Record Filmes e atualmente é sócia da Paris Cultural, produtora teatral associada à Paris Filmes.

 

Cursos já ministrados com Marilia Toledo


Voltar


Quem Somos Nós?Instagram
PARCERIA
RÁDIO OFICIAL
APOIO