• Informações
  • Data 30/09/2019
  • Duração: 1 encontro
  • Dia: Segunda-Feira
  • Horário: das 20h às 22h
  • Valor: R$ 185,00
 

Palestra

Real-Virtual: Privacidade, Segurança e a Vida com os Outros

Um debate sobre as novas configurações do mundo
com José Borbolla e Luís Mauro Sá Martino

Atenção: este curso é ministrado presencialmente na Casa do Saber (rua dr. Mario Ferraz, 414, São Paulo). Caso queira acompanhar via internet, consulte a área “Ao Vivo/ On-line” do site. A matrícula na turma presencial não possibilita o acesso à versão on-line do curso e vice-versa.

O debate propõe iluminar questões que vão além das tensões éticas e sociais do mundo envolto pelo acúmulo de dados e informações de usuários pelos mais diversos dispositivos e serviços de informação e comércio. Mais da metade da população mundial estará conectada à internet, um terreno sem fronteiras no qual grandes corporações detêm uma quantidade gigantesca de informações e, mais que isso, a capacidade de analisá-las e usá-las.

Falando em números: 3,5 bilhões de buscas são feitas no Google diariamente; usuários do Facebook geram 4 milhões de likes por minuto (sem esquecer os quase 2 milhões do Instagram) e a plataforma já tem 250 bilhões de fotos; isso sem contar que praticamente todos os aparelhos com acesso à internet – celulares, smart TVs, assistentes domésticos, entre outros – captam e enviam o som ambiente aos servidores dos fabricantes (um celular Android chega a se comunicar até 340 vezes ao dia com os servidores do Google enviando informações do microfone, localização e suas últimas atividades). Isso tudo, quando analisado, se transforma em padrões de consumo e comportamento que fundamentam a máxima “quando o produto é gratuito é porque o produto é você”.

Para além dessas estatísticas impressionantes, o encontro busca discutir as consequências disso também no mundo real. Até que ponto a tecnologia é capaz de agir em favor da redução da desigualdade? Como ela afeta a política e a organização social? Num terreno sem regulamentação bem definida, como lei e transgressão se relacionam nesse cenário (do vazamento de dados ao hacktivismo)? Como o uso desses dados por parte das empresas – ou de governos – pode influenciar as camadas da sociedade? De que forma essa nova configuração da vida pode gerar mais (ou menos) transparência?


José Borbolla

Coordenador e professor dos cursos de ciência e análise de dados da Digital House Brasil e fundad...

Luís Mauro Sá Martino

Doutor em ciências sociais pela PUC-SP. Foi pesquisador-bolsista na School of Political, Social a...
  • 1
    30/09 Debate
    Com José Borbolla Neto e Luís Mauro Sá Martino



    • Aguarde o carregamento ... Carregando...
Cálculos das Parcelas
1 x R$185,00

Quem Somos Nós?Instagram
PARCERIA
RÁDIO OFICIAL
APOIO