JÁ FOI
  • Informações
  • Data 21/03/2018
  • Duração: 1 encontro
  • Dia: Quarta-Feira
  • Horário: das 20h às 22h
  • Valor: R$ 185,00
 

Palestra

Ele Que o Abismo Viu: Epopeia de Gilgámesh

Conversa com o tradutor
com Jacyntho Lins Brandão

Atenção: este curso é ministrado presencialmente na Casa do Saber (rua dr. Mario Ferraz, 414, São Paulo). Caso queira acompanhar via internet, consulte a área “Ao Vivo/ On-line” do site. A matrícula na turma presencial não possibilita o acesso à versão on-line do curso e vice-versa.


Ele que o abismo viu é uma das versões do mito de Gilgámesh, a que é atribuída a Sin-léqi-unnínni (séc. 13 a.C.), considerada a mais completa e importante da tradição acádia. O poema é escrito em doze tábuas de argila, descobertas entre 1872 e 2014, cada uma contendo aproximadamente 300 versos, em que se narra a saga de Gilgámesh, lendário rei de Úruk, o qual ultrapassa os limites da natureza humana, mas nem por isso logra conquistar a imortalidade. 


O texto, traduzido do acádio e anotado por Jacyntho Lins Brandão, traz a mais ampla reconstrução do poema. Fazendo parte de uma tradição poética sobre o rei Gilgámesh que remonta a mais de quatro mil anos, ele é anterior a Homero, a Hesíodo e aos textos bíblicos. Nesse longo (e ainda fragmentário) poema são encontrados, já elaborados de forma sofisticada, ideias, valores e leituras do mundo – além de vários mitos que aparecerão na tradição literária posterior, como a criação do homem a partir da argila, o dilúvio e a construção de uma arca para salvar as criaturas, humanos e animais. 


No encontro, o professor apresenta o seu trabalho monumental de tradução, mostrando como a poesia antiga permite descobrir, nas convergências, muito das motivações, do imaginário e dos sentimentos dos dias atuais, bem como, pela via do estranhamento, experimentar o contato com o outro.


 Após o encontro haverá venda da obra e sessão de autógrafos. 



Jacyntho Lins Brandão

Tradutor, possui doutorado em Letras Clássicas pela USP, lecionando na Universidade Federal de Mi...
  • 1
    21/03 Encontro
    Mediação: Mario Vitor Santos



    • Aguarde o carregamento ... Carregando...
Cálculos das Parcelas
1 x R$185,00

Quem Somos Nós?Instagram
PARCERIA
RÁDIO OFICIAL
APOIO