JÁ FOI
  • Informações
  • Data 30/04/2019
  • Duração: 1 encontro
  • Dia: Terça-Feira
  • Horário: das 20h às 22h
  • Valor: R$ 185,00
 

Palestra

Descida de Ishtar ao Mundo dos Mortos

A pérola da biblioteca perdida de Assurbanípal
com Jacyntho Lins Brandão

Atenção: este curso é ministrado presencialmente na Casa do Saber (rua dr. Mario Ferraz, 414, São Paulo). Caso queira acompanhar via internet, consulte a área “Ao Vivo/ On-line” do site. A matrícula na turma presencial não possibilita o acesso à versão on-line do curso e vice-versa. 

Conservado em duas tabuletas de argila, escritas em cuneiforme, o poema acádio conhecido como Descida de Ishtar ao Mundo dos Mortos pertencia à biblioteca do rei assírio Assurbanípal (685-627 a.C.) e foi composto no início do primeiro milênio antes da era atual. O poema narra como a deusa Ishtar, cuja esfera de poder é a da sexualidade, decide descer à “terra sem retorno” onde os mortos se encontram confinados, de lá voltando triunfante. A trama inclui o confronto com sua irmã Eréshkigal, rainha do mundo subterrâneo, e a vitória final de Ishtar que marca a separação entre os vivos e os mortos, entre corpo e alma. A obra promove uma reflexão em forma poética sobre como o tempo avança em ciclos em que se entrelaçam com começo e fim – o fim não constituindo a cessação da existência, mas parte de um ciclo.

A tradução pioneira para o português, feita diretamente do acádio por Jacyntho Lins Brandão e a ser publicada pela Editora Kotter, convida para uma viagem às origens da humanidade. No encontro serão apresentados os aspectos linguísticos, literários, mitológicos e culturais do poema, descoberto nas ruínas da antiga cidade de Nínive (nos arredores da atual Mossul, no Iraque). 


 


Jacyntho Lins Brandão

Tradutor, possui doutorado em Letras Clássicas pela USP, lecionando na Universidade Federal de Mi...
  • 1
    30/04 Descida de Ishtar ao Mundo dos Mortos, com Jacyntho Lins Brandão


    • Aguarde o carregamento ... Carregando...
Cálculos das Parcelas
1 x R$185,00

Quem Somos Nós?Instagram
PARCERIA
RÁDIO OFICIAL
APOIO