JÁ FOI
  • Informações
  • Data 18/02/2019
  • Duração: 1 encontro
  • Dia: Segunda-Feira
  • Horário: das 20h às 22h
  • Valor: R$ 185,00
 

Palestra

A Rebeldia do Precariado

Ciclo O Futuro do Trabalho e o Trabalho do Futuro
com Ruy Braga

Atenção: este curso é ministrado presencialmente na Casa do Saber (rua dr. Mario Ferraz, 414, São Paulo). Caso queira acompanhar via internet, consulte a área “Ao Vivo/ On-line” do site. A matrícula na turma presencial não possibilita o acesso à versão on-line do curso e vice-versa.


No Brasil, a realidade e o futuro começam a se descortinar: depois de um ano da vigência da reforma trabalhista, a renda média do brasileiro caiu. Conforme dados do IBGE, de 28/12/18, o desemprego não diminuiu (12,2 milhões), o desalento aumentou (4,7 milhões), a informalidade disparou (11,7 milhões) e o número de empregados com carteira assinada se manteve no mesmo patamar (33 milhões). Condições de trabalho precárias e acidentes de trabalho tendem a aumentar, vide exemplo do acidente na barragem da Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho, Minas Gerais. Como se comportam e como atuarão o Estado, os trabalhadores, os sindicatos e os demais atores sociais inseridos nesse contexto de crise, aqui e no mundo?  


O encontro, uma parceria entre a Casa do Sabere o Instituto Lavoro, busca entender a crise da globalização que se inicia no ano de 2008 a partir da visão das classes inseridas em condições de vida e de trabalho precários. Como elas pensam e agem nesse contexto? Qual futuro do trabalho queremos, ou não queremos, no Brasil?  


SOBRE O INSTITUTO LAVORO 


Associação brasileira sem fins lucrativos destinada a desenvolver e a difundir estudos científicos sobre as relações de trabalho em um contexto transdisciplinar com sede em Brasília, o Instituto Lavoro identifica, gerencia e dissemina informações relativas ao mundo do trabalho; elabora estudos e pesquisas; assiste tecnicamente, mediante convênio, a instituições públicas e privadas, inclusive por meio da realização de consultorias e elaboração de projetos.  

Além disso, organiza e realiza encontros, diálogos, debates, cursos, treinamentos técnicos, seminários, congressos, bem como promove a participação dos associados em conferências e fóruns nacionais e internacionais e estabelece intercâmbio com associações culturais, universidades e escolas, institutos e fundações congêneres nacionais e estrangeiras.

O Instituto mantém convênio com a Universidad de Castilla-La Mancha, na Espanha, e a Universidade de Ancona, na Itália.

Anualmente, realiza seminário internacional em São Paulo, com a presença de professores estrangeiros, profissionais do direito e sindicalistas.

Para conhecer mais o Lavoro, acesse: http://www.lavoro.org.br/





Ruy Braga

Professor livre-docente da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, realizou pes...
  • 1
    18/02 Encontro

Palestra

A Arte de Colecionar Arte 4 com Vários professores

    • Aguarde o carregamento ... Carregando...
Cálculos das Parcelas
1 x R$185,00

Quem Somos Nós?Instagram
PARCERIA
RÁDIO OFICIAL
APOIO