JÁ FOI
  • Informações
  • Data 14/12/2019
  • Duração: 1 encontro
  • Dia: Sábado
  • Horário: das 11h às 13h
  • Valor: R$ 185,00
 

Mente

O Coringa

com Christian Dunker

Atenção: este encontro é ministrado presencialmente na Casa do Saber (rua dr. Mario Ferraz, 414, São Paulo). Caso queira acompanhar via internet, consulte a área “Ao Vivo/ On-line” do site. A matrícula na turma presencial não possibilita o acesso à versão on-line do encontro e vice-versa.


O filme Coringa (2019), de Todd Phillips, é mais do que um marco na história do cinema – é um sintoma do contexto atual. De comediante fracassado a palhaço impestuoso, Coringa é um dos maiores vilões do imaginário ocidental e, em seu primeiro filme exclusivo, tocou em questões sensíveis de forma ao mesmo tempo irreverente e angustiante. O filme retrata uma Gotham eufórica, com uma desigualdade socioeconômica gritante, em meio a greves e respostas austeras do poder público. Entre ser e se achar um fardo para a sociedade, o Coringa representa uma tomada (ou perda?) de controle de uma angústia que anseia por ser reconhecida. 


O encontro traça um panorama desse contexto retratado pelo filme (nem tão ficção assim) e como os sintomas do personagem – as questões edípicas, as crises de riso, o abandono, o narcisismo e o ego – são peças fundamentais para entender a sociedade e suas demandas sobre cada um. Mais do que isso, serão desenvolvidas também reflexões sobre a produção de um mal-estar social e seus agentes, em um momento no qual a saúde mental sofre uma degradação progressiva de consideração e tratamento.


Christian Dunker

Psicanalista e professor livre-docente do Departamento de Psicologia Clínica da USP. Tem pós-dout...
  • 1
    14/12 Encontro com Christian Dunker



Quem Somos Nós?Instagram
PARCERIA
RÁDIO OFICIAL
APOIO