JÁ FOI
  • Informações
  • Data 27/04/2019
  • Duração: 1 encontro
  • Dia: Sábado
  • Horário: das 11h às 13h
  • Valor: R$ 0,00
  • Observações: Inscrições gratuitas pelo site, exclusivamente. Vagas limitadas e sujeitas à lotação do espaço.
 

Lançamento

“O Compromisso”, de Serguei Dovlátov

Lançamento e bate-papo
com Cadão Volpato, Daniela Mountian, Irineu Franco Perpetuo e Yulia Mikaelyan

Atenção: este evento acontece presencialmente na Casa do Saber (rua dr. Mario Ferraz, 414, São Paulo). A ordem de ocupação dos lugares será a ordem de chegada, não sendo possível a reserva de assentos. Após o horário de início os lugares ainda disponíveis serão cedidos para quem estiver aguardando por vaga – procure se organizar e evite atrasos.

Casa do Saber, a editora Kalinka e a editora Hedra convidam para lançamento de O compromisso, do escritor russo Serguei Dovlátov. No encontro, será realizado um bate-papo com os jornalistas Cadão Volpato (via Skype) e Irineu Franco Perpetuo e as tradutoras Daniela Mountian e Yulia Mikaelyan (via Skype).

Sobre o livro

“Pautas direcionadas, textos expurgados, entrevistas inventadas, fatos distorcidos para se adequarem a um objetivo preestabelecido: a enumeração desses procedimentos parecerá perturbadoramente familiar a quem acompanha o dia a dia do jornalismo do Terceiro Milênio. Em O compromisso, contudo, eles aparecem bem delimitados no tempo e no espaço. São as características definidoras da usina ininterrupta de fake news da URSS, descrita por um observador para lá de sarcástico: Serguei Dovlátov (1941–1990)”, explica Irineu Franco Perpetuo.

Na novela, Dovlátov descreve sua incursão pelo jornalismo na gazeta Estônia Soviética, em Tállin, cidade onde morou entre 1972 e 1975. Constituído de doze partes, ou “compromissos”, o livro traz histórias, sempre hilárias, que transitam entre jornalismo e literatura, entre realidade e ficção, com personagens delineadas por um mestre da prosa curta e do humor. De jóqueis frustrados ao nascimento do quadringentésimo milésimo habitante da capital estoniana, conhecemos uma das fases mais profícuas da carreira deste escritor que, com uma linguagem despojada e franca, tornou-se um símbolo da cultura russa contemporânea. (Tradução do russo e posfácio: Daniela Mountian e Yulia Mikaelyan. ISBN: 978-85-61096-19-9. 252 págs. Editora Kalinka, 2019.)

Sobre o autor

Serguei Dovlátov, filho de uma armênia e de um judeu, nasceu em Ufá (Basquíria), durante a Segunda Guerra Mundial, mas viveu a maior parte de sua vida em Leningrado (atual São Petersburgo). Em 1979, radicou-se em Nova Iorque, onde obteve reconhecimento, publicando doze livros e textos em revistas renomadas, como The New Yorker.




Cadão Volpato

Formado em Jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes e em Ciências Sociais pela Faculdade de...

Daniela Mountian

Tradutora, designer e doutora pelo Programa em Literatura e Cultura Russa pela USP, atualmente fa...

Irineu Franco Perpetuo

Jornalista, colaborador da revista Concerto, do jornal Folha de S,Paulo e jurad...

Yulia Mikaelyan

Doutora pelo Programa em Literatura e Cultura Russa da USP e professora da Universidade MGIMO de ...
  • 1
    27/04 Lançamento e bate-papo
    Com Cadão Volpato (via Skype), Daniela Mountian, Irineu Franco Perpetuo e Yulia Mikaelyan (via Skype)


Lançamento

Gestão Humana: Provocações e Diálogos com Vários professores

    • Aguarde o carregamento ... Carregando...
Cálculos das Parcelas
1 x R$0,00

Quem Somos Nós?Instagram
PARCERIA
RÁDIO OFICIAL
APOIO