JÁ FOI
  • Informações
  • Data 14/09/2018
  • Duração: 1 encontro
  • Dia: Sexta-Feira
  • Horário: das 20h às 22h
  • Valor: R$ 0,00
  • Observações: Inscrições gratuitas exclusivamente pelo site, exclusivamente. Vagas limitadas e sujeitas à lotação do espaço.
 

Lançamento

Apagando as Luzes do Palco: Reflexões Sobre o Suicídio

Lançamento seguido por sessão de autógrafos
com Sílvia Marques

Atenção: este evento acontece presencialmente na Casa do Saber (rua dr. Mario Ferraz, 414, São Paulo). A ordem de ocupação dos lugares será a ordem de chegada, não sendo possível a reserva de assentos. Após o horário de início os lugares ainda disponíveis serão cedidos para quem estiver aguardando por vaga – procure se organizar e evite atrasos.


Casa do Saber e Editora Autografia convidam para a conferência de lançamento de Apagando as Luzes do Palco: Reflexões Sobre o Suicídio na Pós-Modernidade, de Sílvia Marques. Após a conferência haverá sessão de autógrafos.

Numa sociedade líquida, em que o senso de dever conta cada vez menos, pensar no suicídio é pensar na própria supremacia do desejo. Numa época de extremas relativizações, com uma espiritualidade individualizada, um gosto excessivo pelo prazer e pela liberdade acima de tudo, suicidar-se não parece tão na contramão do pensamento pós-moderno. No entanto, por que o suicídio ainda continua sendo um tema que gera tanto constrangimento?

Classificar a morte voluntária como egoísmo, covardia ou coragem são ideias ingênuas. O suicídio, como diria Camus, talvez realmente seja a maior questão filosófica: pensar no suicídio é refletir sobre o valor da vida. Analisar o que leva alguém a tirar a própria vida exige um olhar multidisciplinar, uma vez que uma escolha desta natureza envolve aspectos que vão da subjetividade apontada por Camus até os referentes à vida social, como defendia o sociólogo Emile Durkheim. Diante do suicídio é preciso saber o que falar e ouvir: será que conseguimos deixar alguém falar por pelo menos dois minutos sem interrompê-lo com nossos próprios dramas e julgamentos? 



Sílvia Marques

Doutora em comunicação e semiótica pela PUC/SP, idealizadora e docente do curso de pós-graduação ...
  • 1
    14/09 Encontro


    • Aguarde o carregamento ... Carregando...
Cálculos das Parcelas
1 x R$0,00

Quem Somos Nós?Instagram
PARCERIA
RÁDIO OFICIAL
APOIO