JÁ FOI
  • Informações
  • Data 12/09/2019
  • Duração: 1 encontro
  • Dia: Quinta-Feira
  • Horário: das 20h às 22h
  • Valor: R$ 0,00
  • Observações: Inscrições gratuitas pelo site, exclusivamente. Vagas limitadas e sujeitas à lotação do espaço.
 

Lançamento

A Desigualdade e a Reforma da Previdência

Lançamento dos livros “Desigualdade” e “Previdência: O Debate Desonesto”
com Eduardo Fagnani e Eduardo Moreira

Atenção: este evento acontece presencialmente na Casa do Saber (rua dr. Mario Ferraz, 414, São Paulo). A ordem de ocupação dos lugares será a ordem de chegada, não sendo possível a reserva de assentos. Após o horário de início os lugares ainda disponíveis serão cedidos para quem estiver aguardando por vaga – procure se organizar e evite atrasos.


Um dos poucos consensos sobre a reforma da previdência do governo Jair Bolsonaro é que ela divide opiniões e tem polarizado ainda mais o debate político. Base da seguridade social e um dos direitos mais importantes conquistados por trabalhadores, sua reforma alimenta incertezas a respeito de seus reais benefícios na cabeça de alguns brasileiros – especialmente os mais pobres, a quem atinge com mais intensidade, e sem levar em conta o aumento do trabalho informal, e as dificuldades da aposentadoria desses trabalhadores sob a nova regra. Ao mesmo tempo, a desigualdade tem aumentado no Brasil e no mundo, o que se torna alarmante em um contexto no qual a distribuição de renda e os direitos trabalhistas são colocados em xeque. No Brasil, por exemplo, a maior fatia de renda se concentra em 1% da população – um dos maiores índices de desigualdade do mundo.


Com a mediação de Mario Vitor Santos, os autores Eduardo Moreira, autor do best-seller Desigualdade (Civilização Brasileira, 2019), e Eduardo Fagnani, autor do recém-lançado Previdência: O Debate Desonesto (Contracorrente, 2019), conversam sobre as inconsistências em torno da reforma previdenciária e seus possíveis riscos tanto para o trabalhador, quanto para a acentuação da desigualdade brasileira.


Após o bate-papo com os autores, haverá sessão de autógrafos e venda de exemplares.




Eduardo Fagnani

Professor do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (IE/Unicamp), pesquisador...

Eduardo Moreira

Formado em engenharia pela PUC-Rio. Estudou economia na Universidade da Califórnia de San Diego (...
  • 1
    12/09 Encontro

Lançamento

Gestão Humana: Provocações e Diálogos com Vários professores


Quem Somos Nós?Instagram
PARCERIA
RÁDIO OFICIAL
APOIO