JÁ FOI
  • Informações
  • Início: 06/04/2015
  • Duração: 3 encontros
  • Dias: Segunda-Feira, Quinta-Feira
  • Horário: das 20h às 22h
  • Valor: 3x de R$160,00
 

Especial

Novos Espaços, Novos Meios, Novos Consumidores

Culturas em novos espaços-tempos
com Massimo Canevacci

Entre as diversas transformações pelas quais a ideia de cultura passou nas últimas décadas, talvez a mais poderosa seja aquela promovida pela mudança nos sujeitos e nos espaços em que ela é produzida. O surgimento, a disseminação e a rápida evolução das novas formas de se comunicar e interagir com o mundo deram ao ser humano a capacidade não apenas de conhecer – e portanto demandar - mais, mas também de analisar e provocar mudanças radicais na sociedade e nos ambientes em que se encontra. No curso, o renomado antropólogo Massimo Canevacci apresenta, analisa e discute estes novos modelos de produção e consumo, a proliferação de fetichismos visuais, as práticas de culturas digitais, propondo um pensamento que considera o sujeito multividual e a metrópole comunicacional como fronteiras porosas, em constante transformação, compostas por uma infinidade de vozes e atores. Assim, o desafio (e a crítica) não se coloca na reprodução sobre uma cultura alienante, mas pelo contrário: nas culturas pluralizadas, cada vez mais descentralizadas, interativas e participativas, rumo a outros meios de entender o ser humano e o mundo.


Massimo Canevacci

Professor de Antropologia Cultural e de Arte e Culturas Digitais da Università degli Studi di Rom...
  • 1
    06/04 A metrópole comunicacional: o papel da condição urbana e da cidadania transitiva na produção material/imaterial, na afirmação do consumo performático e nas práticas das culturas digitais. As transformações radicais dos museus, a crise tendencial dos shopping centers e a exigência de inovações urbanísticas

  • 2
    09/04 Culturas digitais: fetichismos visuais, sincretismos culturais, consumo performático. A criação de uma nova demanda de cultura baseada sobre o desejo de um sujeito que se autorrepresenta e de um espectador que “vira” ator: espect-ator

  • 3
    13/04 Sujeito multivíduo: crises da identidade fixa (industrial) e práticas de identidades múltiplas: o “eus-multivídual”, e as relações sociais e comunicacionais influenciando os rumos das culturas inovadoras e locais


    • Aguarde o carregamento ... Carregando...
Cálculos das Parcelas
1 x R$480,00
2 x R$240,00
3 x R$160,00

Quem Somos Nós?Instagram
PARCERIA
RÁDIO OFICIAL
APOIO