JÁ FOI
  • Informações
  • Data 17/03/2018
  • Duração: 1 encontro
  • Dia: Sábado
  • Horário: das 12h às Não
  • Valor: R$ 0,00
  • Observações: Inscrições gratuitas pelo site, exclusivamente. Vagas limitadas e sujeitas à lotação do espaço.
 

Ciclo de Leituras Teatrais

O Julgamento de Oppenheimer | Ciclo de Leituras Teatrais

com Oswaldo Mendes

Direção e texto: Oswaldo Mendes


Produção: Núcleo Arte Ciência no Palco e Alexandre Brazil


Com: Calixto de Inhamuns, Carlos Palma, Francisco Medeiros, Ednaldo Freire, Eduardo Tolentino, Marco Antonio Rodrigues, Oswaldo Mendes, Roberto Ascar, Roberto Lage, Sylvio Zilber e Walter Breda


Festejado como pai da bomba atômica, ao se opor à fabricação da bomba de hidrogênio (com poder de destruição mil vezes maior) o físico Robert Oppenheimer foi de herói a traidor da América. Por atrasar o projeto da bomba H, ele teria permitido que a Rússia soviética alcançasse os Estados Unidos na corrida nuclear, iniciando a Guerra Fria. Sobre Oppenheimer se lançou a suspeita de traição e a United State Atomic Energy Commission constituiu, em abril de 1954, uma comissão para investigar o seu passado comunista e cassar as suas credenciais como presidente do Comitê Consultivo da Comissão de Energia Atômica. “O julgamento de Oppenheimer”, baseada nos autos da comissão e sugerida pela peça escrita por Heinar Kipphardt, desenvolve quatro eixos dramáticos (e atuais) de reflexão, a partir do episódio histórico: a intolerância e a perseguição política; o conflito entre os físicos Oppenheimer e Edward Teller, “pai da bomba de hidrogênio”; o debate sobre a justiça baseada em delações e provas forjadas; e o desarmamento nuclear e a difícil paz entre as nações, ameaçada hoje como no passado pela beligerância de governos que trocam a diplomacia pela exibição midiática de força. 


Casa do Saber apresenta um ciclo de leituras preparadas por grandes nomes do teatro nacional. Idealizado por Maria Fernanda Cândido, atriz e sócia da Casa do Saber, cada encontro apresenta a visão e o estilo de cada diretor, buscando, na diversidade de textos e abordagens de interpretação, novos olhares sobre o ofício do teatro e da vida. A cada encontro, o ciclo de leituras se apresenta também como uma demonstração não apenas da vivacidade e atualidade de cada texto, mas como um representante da força sempre presente da expressão teatral.


Para a leitura pública de O julgamento de Oppenheimer, na Casa do Saber, o núcleo Arte Ciência no Palco da Cooperativa Paulista de Teatro, numa proposta inédita, entrega a interpretação dos personagens a conhecidos diretores de teatro – Marco Antonio Rodrigues, Roberto Lage, Eduardo Tolentino, Ednaldo Freire, Francisco Medeiros, Sylvio Zilber, Calixto de Inhamuns e Roberto Ascar, além de Carlos Palma e Oswaldo Mendes, integrantes do grupo. A leitura terá ainda as participações especiais do ator Walter Breda e do físico Rogério Rosenfeld, da Unesp.


Oswaldo Mendes

Autor e ator, por décadas dividiu-se entre o teatro e as redações dos jornais Última Hora e Folha...
  • 1
    17/03 O Julgamento de Oppenheimer
    Direção e texto: Oswaldo Mendes
    Produção: Núcleo Arte Ciência no Palco e Alexandre Brazil
    Com: Calixto de Inhamuns, Carlos Palma, Francisco Medeiros, Ednaldo Freire, Eduardo Tolentino, Marco Antonio Rodrigues, Oswaldo Mendes, Roberto Ascar, Roberto Lage, Sylvio Zilber e Walter Breda


Ciclo de Leituras Teatrais

"Bolero Redux", de Ed Anderson com Gonzaga Pedrosa

    • Aguarde o carregamento ... Carregando...
Cálculos das Parcelas
1 x R$0,00

Quem Somos Nós?Instagram
PARCERIA
RÁDIO OFICIAL
APOIO