• Informações
  • Data 27/09/2019
  • Duração: 1 encontro
  • Dia: Sexta-Feira
  • Horário: das 20h às 22h
  • Valor: R$ 0,00
  • Observações: Inscrições gratuitas pelo site, exclusivamente. Vagas limitadas e sujeitas à lotação do espaço.
 

Aula aberta

Uma Introdução ao PPE: Oikos e Pólis

Filosofia, política e economia
com Diego Viana

Atenção: este evento acontece presencialmente na Casa do Saber (rua dr. Mario Ferraz, 414, São Paulo). A ordem de ocupação dos lugares será a ordem de chegada, não sendo possível a reserva de assentos. Após o horário de início os lugares ainda disponíveis serão cedidos para quem estiver aguardando por vaga – procure se organizar e evite atrasos.

O
 encontro realiza uma introdução ao conceito e ao estudo de "PPE", sigla em inglês para "Filosofia, Política e Economia". Os dois termos gregos do título acompanham a humanidade, às vezes se fundindo, às vezes se confrontando, e é desse jogo de fusões e confrontos que emergem as escolhas sobre como organizar a economia e a sociedade. Os dois conceitos serão explorados para articular diferentes perspectivas sobre o privado e o público, sobre a economia e a política, o individual e o comum. Será possível compreender que esta articulação é variada ao longo do tempo, seja no mundo das cidades-Estado gregas, na alvorada da modernidade europeia ou no surgimento da era industrial.

Se a "oikía" (a casa ou propriedade fundiária) é o campo da vida privada e a "pólis" (a cidade) é o da vida pública, qual é o alcance de termos como "política econômica" ou "economia política"? São perguntas fundamentais e ainda mais prementes numa era em que a atividade econômica (o "nomos" da "oikía", a conduta que rege o funcionamento da casa) atinge os limites do planeta (que, apesar de tudo, ainda é o mundo – "cosmos"). Ela se torna, então, uma questão verdadeiramente política – ou "cosmopolítica".

A aula aberta é gratuita e destinada a apresentar um novo professor ao público da Casa do Saber e, para os novos alunos, é também uma oportunidade de ter contato com o ambiente e a dinâmica das aulas. O tema, geralmente panorâmico, serve como uma porta de entrada para assuntos a serem aprofundados em um futuro curso ministrado pelo professor da aula aberta.




Diego Viana

Jornalista com 18 anos de carreira cobrindo economia, política, meio ambiente e cultura, tendo tr...
  • 1
    27/09 Encontro



Quem Somos Nós?Instagram
PARCERIA
RÁDIO OFICIAL
APOIO