JÁ FOI
  • Informações
  • Data 03/05/2019
  • Duração: 1 encontro
  • Dia: Sexta-Feira
  • Horário: das 20h às 22h
  • Valor: R$ 0,00
  • Observações: Inscrições gratuitas pelo site, exclusivamente. Vagas limitadas e sujeitas à lotação do espaço.
 

Aula aberta

Uma Filosofia da Viola Caipira

Mario de Andrade em diálogo com Nietzsche, Schopenhauer e Adorno
com Sidnei de Oliveira

Atenção: este evento acontece presencialmente na Casa do Saber (rua dr. Mario Ferraz, 414, São Paulo). A ordem de ocupação dos lugares será a ordem de chegada, não sendo possível a reserva de assentos. Após o horário de início os lugares ainda disponíveis serão cedidos para quem estiver aguardando por vaga – procure se organizar e evite atrasos.

A partir de filósofos como Nietzsche, Schopenhauer e Adorno, juntamente com o historiador Mário de Andrade, é possível construir uma reflexão filosófica-musical, uma vez que esses pensadores discorrem em suas teorias sobre cultura popular, identidade e originalidade, cultura de massas, entre outros assuntos. Mesmo que o pensamento destes autores em suas obras seja em algum momento divergente, é importante extrair o que é significativo para discorrer e discutir sobre a cultura popular brasileira, principalmente na esfera da viola caipira e do violeiro. O encontro apresenta uma filosofia da viola caipira, considerando elementos como a importância da Folia de Reis e demais festas populares na caracterização de uma identidade cultural, a diferença entre cultura e representação da cultura, assim como algumas palavras muito utilizadas nos dias de hoje que são atribuídas à cultura, isto é, resgate, resistência, fomentação, entre outras.

A aula aberta é gratuita e destinada a apresentar um novo professor ao público da Casa do Saber e, para os novos alunos, é também uma oportunidade de ter contato com o ambiente e a dinâmica das aulas. O tema, geralmente panorâmico, serve como uma porta de entrada para assuntos a serem aprofundados em um futuro curso ministrado pelo professor da aula aberta. 


 


 


Sidnei de Oliveira

Músico, compositor e instrumentista. Graduado em Música e filosofia, mestre em filosofia pela Uni...
  • 1
    03/05 Encontro

Aula aberta

Negro é a Raiz da Liberdade com Vários professores

    • Aguarde o carregamento ... Carregando...
Cálculos das Parcelas
1 x R$0,00

Quem Somos Nós?Instagram
PARCERIA
RÁDIO OFICIAL
APOIO