JÁ FOI
  • Informações
  • Data 07/11/2019
  • Duração: 1 encontro
  • Dia: Quinta-Feira
  • Horário: das 20h às 22h
  • Valor: R$ 0,00
  • Observações: Inscrições gratuitas pelo site, exclusivamente. Vagas limitadas e sujeitas à lotação do espaço.
 

Aula aberta

Os (Des)Caminhos de Bolsonaro

com João Villaverde, Mario Vitor Santos e William Nozaki

Atenção: este evento acontece presencialmente na Casa do Saber (rua dr. Mario Ferraz, 414, São Paulo). A ordem de ocupação dos lugares será a ordem de chegada, não sendo possível a reserva de assentos. Após o horário de início os lugares ainda disponíveis serão cedidos para quem estiver aguardando por vaga – procure se organizar e evite atrasos.


“Se a esquerda radicalizar a esse ponto, a gente vai precisar ter uma resposta. E uma resposta pode ser via um novo AI-5, pode ser via uma legislação aprovada através de um plebiscito como ocorreu na Itália (...)” Essa fala do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL) em resposta a um questionamento sobre as manifestações chilenas (e às eventuais repercussões de atos populares semelhantes no Brasil) faz alusão ao período mais repressivo do regime militar brasileiro (1964-1985). O Ato Institucional número 5, assinado pelo então presidente Artur da Costa e Silva, resultou no fechamento do Congresso e das Assembleias Legislativas; cassação de direitos políticos e fechamento de sindicatos e partidos; a censura prévia da imprensa, cinema, teatro, televisão e música; a suspensão do habeas corpus; a proibição de reuniões políticas e instituição de toques de recolher; entre outros excessos que foram resguardados pela Constituição Federal de 1988.



O encontro aborda a atual situação da democracia brasileira e suas instituições, entre elas: o que significa uma declaração dessas vir de um parlamentar que, em seu compromisso de posse, prometeu “manter, defender e cumprir a Constituição, observar as leis, promover o bem geral do povo brasileiro, sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil”? Qual a viabilidade de um novo rompimento da ordem democrática no país?




João Villaverde

Jornalista e autor do livro-reportagem Perigosas Pedaladas – Os bastidores da crise que abalo...

Mario Vitor Santos

Diretor executivo da Casa do Saber e jornalista, é doutor em Letras Clássicas pe...

William Nozaki

William Nozaki, cientista político (USP), mestre em desenvolvimento econômico (UNICAMP), professo...
  • 1
    07/11 Encontro com William Nozaki e João Villaverde, com mediação de Mario Vitor Santos.



Quem Somos Nós?Instagram
PARCERIA
RÁDIO OFICIAL
APOIO