JÁ FOI
  • Informações
  • Data 06/11/2019
  • Duração: 1 encontro
  • Dia: Quarta-Feira
  • Horário: das 20h às 22h
  • Valor: R$ 0,00
  • Observações: Inscrições gratuitas pelo site. Vagas limitadas.
 

Aula aberta

O Inferno

Deixai qualquer esperança, vós que entrais
com Paulo de Tarso

Atenção: este evento acontece presencialmente na Casa do Saber (rua dr. Mario Ferraz, 414, São Paulo). A ordem de ocupação dos lugares será a ordem de chegada, não sendo possível a reserva de assentos. Após o horário de início os lugares ainda disponíveis serão cedidos para quem estiver aguardando por vaga – procure se organizar e evite atrasos.

“O inferno desapareceu e ninguém notou”. A frase, do historiador norte-americano Martin Marty, entretanto, não reflete a realidade. O inferno é cada vez mais notado e vivo, principalmente nas palavras de religiosos e mesmo nos jornais onde a palavra está sempre presente, seja ela uma mera referência ou um termo comparativo.

Na cultura ocidental, Dante Alighieri talvez seja a maior referência nos assuntos infernais, dada sua obra magna, A comédia, conhecida depois pelo epíteto de “Divina”. Dante escreveu uma obra que somente encontra paralelo nas grandes obras clássicas da literatura da Antiguidade: a saga Gilgamesh, a Odisseia e a Ilíada. Dante era um moralista, que buscava o comportamento justo e correto de seus contemporâneos e acreditava que somente esta busca poderia levá-los a Deus. Ele descreve os caminhos daqueles que se desviaram da virtude e da justiça, e mostra que o amor e a correção podem levar à redenção e à vida eterna.

Há uma preocupação latente, nestes tempos obscuros, com o destino no pós-vida – basta ver a quantidade de vezes em que mentes se ocupam com as ameaças de fogo eterno aos incréus e infiéis. O encontro abre as portas do inferno, tal como visto pela profunda imaginação de Dante, ilustrando de forma visual e informativa esse lugar-tempo-espaço ausente de Deus até hoje capaz de assombrar, comover e maravilhar.

Lasciate ogni speranza voi che entrate!

A aula aberta é gratuita e destinada a apresentar um novo professor ao público da Casa do Saber e, para os novos alunos, é também uma oportunidade de ter contato com o ambiente e a dinâmica das aulas. O tema, geralmente panorâmico, serve como uma porta de entrada para assuntos a serem aprofundados em um futuro curso ministrado pelo professor da aula aberta.


Paulo de Tarso

Arquiteto, é mestre em multimeios pelo Instituto de Artes da Unicamp e doutorando em artes visuai...
  • 1
    06/11 Aula aberta

Ciclo de Leituras Teatrais

O Diabo com Tetas, de Dario Fo com Augusto Marin

    • Aguarde o carregamento ... Carregando...
Cálculos das Parcelas
1 x R$0,00

Quem Somos Nós?Instagram
PARCERIA
RÁDIO OFICIAL
APOIO