JÁ FOI
  • Informações
  • Data 21/11/2019
  • Duração: 1 encontro
  • Dia: Quinta-Feira
  • Horário: das 20h às 22h
  • Valor: R$ 0,00
  • Observações: Inscrições gratuitas pelo site, exclusivamente. Vagas limitadas e sujeitas à lotação do espaço.
 

Aula aberta

Negro é a Raiz da Liberdade

Um conversa sobre a criminalização da população negra na sociedade
com Nathália Oliveira, Wallesandra Souza Rodrigues e Will Marinho

Atenção: este evento acontece presencialmente na Casa do Saber (rua dr. Mario Ferraz, 414, São Paulo). A ordem de ocupação dos lugares será a ordem de chegada, não sendo possível a reserva de assentos. Após o horário de início os lugares ainda disponíveis serão cedidos para quem estiver aguardando por vaga – procure se organizar e evite atrasos.


Nos últimos 20 anos, o estado de São Paulo construiu mais de 120 prisões, contando com um total de 174 unidades. Atualmente, o estado possui uma das maiores taxas de encarceramento do país, com cerca de 536 presos a cada 100 mil habitantes, possuindo o maior contingente prisional do Brasil. O aumento vertiginoso da população carcerária, chegando a 200% em algumas cidades, é também acompanhado por uma cultura midiática de produção do criminoso como inimigo público a ser combatido. Esse “vilão social” tem cor: ele é negro.

De onde vem essa construção que aponta que todo negro tem propensão ao crime? Por que a população carcerária é formada quase em sua totalidade por negros e negras? Quem são as pessoas que mais morrem na guerra contra as drogas? Qual a imagem que a sociedade tem sobre os homens e mulheres de pele escura?

Compreendendo a necessidade de ampliar a discussão sobre esse assunto, a Casa do Saber recebe as cientistas sociais Wallesandra Rodrigues e Nathália Oliveira, e o jornalista e marqueteiro Will Marinho para debaterem essas e outras questões acerca da criminalização contínua da população negra no Brasil.




 


*A obra utilizada na divulgação é de Maxwell Alexandre: "Éramos cinzas e agora somos fogo" (2018).


** Os dados contidos nesta ementa foram retirados das seguintes fontes: https://bit.ly/33I03Gu e https://glo.bo/33J93Lh.


Nathália Oliveira

Co-fundadora e coordenadora executiva da Iniciativa Negra Nathália Oliveira é formada em Ciências...

Will Marinho

Criador do Coletivo Escurecendo, é jornalista, marqueteiro e estudante das relações da comunicaçã...
  • 1
    21/11 Encontro com Wallesandra Rodrigues, Nathália Oliveira e William Marinho.



Quem Somos Nós?Instagram
PARCERIA
RÁDIO OFICIAL
APOIO