JÁ FOI
  • Informações
  • Data 02/09/2019
  • Duração: 1 encontro
  • Dia: Segunda-Feira
  • Horário: das 19h às 21h
  • Valor: R$ 0,00
  • Observações: Inscrições gratuitas pelo site, exclusivamente. Vagas limitadas e sujeitas à lotação do espaço.
 

Aula aberta

Ler Sem Livros

Conferência em português
com Guiomar de Grammont e Roger Chartier

Atenção: este evento acontece presencialmente na Casa do Saber (rua dr. Mario Ferraz, 414, São Paulo). A ordem de ocupação dos lugares será a ordem de chegada, não sendo possível a reserva de assentos. Após o horário de início os lugares ainda disponíveis serão cedidos para quem estiver aguardando por vaga – procure se organizar e evite atrasos.

No encontro, Roger Chartier, um dos mais importantes pensadores da história cultural, especialmente da história do livro e da leitura, fala sobre três modalidades da leitura sem livros. A primeira se vincula com as experiências dos leitores que nasceram num mundo familiar e social onde os livros eram ausentes ou raros. Suas leituras eram histórias em quadrinhos e, também, descobriram a literatura graças à televisão, sem livros. Uma segunda modalidade do ler sem livros é histórica e se liga à equivalência entre a escrita e a imagem durante a primeira modernidade. Perdurou com as “leituras” de “textos” que não são escritos, tanto com a “palavramundo” de Paulo Freire como com os “non verbal texts” de McKenzie. A terceira modalidade da leitura sem livros se encontra no presente digital que desafia as definições materiais e discursivas do livro e propõe unidades textuais e práticas leitoras que se afastam das categorias herdadas da cultura escrita.  

Roger Chartier examina, com a mediação de Guiomar de Grammont, as várias definições da leitura sem livros: como realidade histórica, como teoria semiótica, como metáfora, como possível futuro na ordem dos discursos. Após a conferência haverá o lançamento do Dossiê "Cultura Escrita no Mundo Moderno", da Revista Varia História, organizado por Guiomar de Grammont e Marcia Almada.


APOIO INSTITUCIONAL

       


Guiomar de Grammont

Escritora e historiadora, é diretora e professora do Instituto de Filosofia Artes e Cultura da Un...

Roger Chartier

Historiador premiado pela Académie Française com o Grand Prix Gobert e agraciado Cavaleiro da Ord...
  • 1
    02/09 Conferência
    Com Roger Chartier
    Mediação Guiomar de Grammont


Lançamento

Mitos Liberais Acerca do Estado Brasileiro com Vários professores

    • Aguarde o carregamento ... Carregando...
Cálculos das Parcelas
1 x R$0,00

Quem Somos Nós?Instagram
PARCERIA
RÁDIO OFICIAL
APOIO