• Informações
  • Data 02/07/2019
  • Duração: 1 encontro
  • Dia: Terça-Feira
  • Horário: das 20h às 22h
  • Valor: R$ 0,00
  • Observações: Inscrições gratuitas pelo site, exclusivamente. Vagas limitadas e sujeitas à lotação do espaço.
 

Aula aberta

Direito e Magia: Uma Relação Inesperada

O direito no mundo antigo
com Ari Marcelo Solon

Atenção: este evento acontece presencialmente na Casa do Saber (rua dr. Mario Ferraz, 414, São Paulo). A ordem de ocupação dos lugares será a ordem de chegada, não sendo possível a reserva de assentos. Após o horário de início os lugares ainda disponíveis serão cedidos para quem estiver aguardando por vaga – procure se organizar e evite atrasos.

O direito, considerado uma ciência social pelo mundo contemporâneo, tem suas origens associadas à magia e aos rituais mágicos no mundo antigo. Não à toa, a jurisdição está ligada ao poder de “dizer o direito” (juris dictio), ou seja: como um mago, o juiz tem o poder atrelado à sua fala ritualística; por meio de suas palavras, falam as Musas e decidem os deuses. Menos à toa ainda a palavra grega “tragédia” (tragos “bode” + oidé“canto) traz em si o canto do bode expiatório, destinado a aplacar a fúria de Dioniso durante seus rituais.

O encontro apresenta uma leitura história do direito a partir da percepção de que o processo jurídico, racionalizado ao máximo em épocas de inteligência artificial e quetais, vem do teatro – vide que a verdade das formas jurídicas está já presente no Édipo e sua condenação. O ritual mágico do direito consiste no coro do teatro, na aclamação democrática, ao mesmo tempo em que o direito vem da arte nômade do indivíduo contra o Estado, tal como um Fausto que se levanta contra seu oponente inflexível.  

Ao apresentar uma “história mágica do direito”, serão apresentados brevemente o conceito de magia em Pitágoras e sua noção de harmonia, e como essa noção informa a compreensão platônica e aristotélica de justiça – uma justiça numérica. Num segundo momento, a partir de uma discussão da prática do direito romano, será explorada, na noção de ficção jurídica, o falso e o verdadeiro no direito, os sortilégios presentes nas Leis das 12 Tábuas. Por fim, o modo como essa relação aparece no texto bíblico, com enfoque na gematria kabbalista, nas seitas mágicas milenaristas e no jardim das delícias de Bosch.

A aula aberta é gratuita e destinada a apresentar um novo professor ao público da Casa do Saber e, para os novos alunos, é também uma oportunidade de ter contato com o ambiente e a dinâmica das aulas. O tema, geralmente panorâmico, serve como uma porta de entrada para assuntos a serem aprofundados em um futuro curso ministrado pelo professor da aula aberta.


Ari Marcelo Solon

Livre-docente, doutor e mestre em filosofia e teoria geral do direito pela Faculdade de Direito d...
  • 1
    02/07 Aula aberta

Temas contemporâneos

Entenda a Rússia com Henrique Canary

Ao Vivo | On-line

Entenda a Rússia | On-line com Henrique Canary

    • Aguarde o carregamento ... Carregando...
Cálculos das Parcelas
1 x R$0,00

Quem Somos Nós?Instagram
PARCERIA
RÁDIO OFICIAL
APOIO