• Informações
  • Data 02/10/2019
  • Duração: 1 encontro
  • Dia: Quarta-Feira
  • Horário: das 20h às 22h
  • Valor: R$ 0,00
  • Observações: Inscrições gratuitas pelo site, exclusivamente. Vagas limitadas e sujeitas à lotação do espaço.
 

Aula aberta

A Era de Kafka

Psicanálise e literatura
com Sérgio Telles

Atenção: este evento acontece presencialmente na Casa do Saber (rua dr. Mario Ferraz, 414, São Paulo). A ordem de ocupação dos lugares será a ordem de chegada, não sendo possível a reserva de assentos. Após o horário de início os lugares ainda disponíveis serão cedidos para quem estiver aguardando por vaga – procure se organizar e evite atrasos.

O escritor tcheco Franz Kafka, ainda que tenha vivido pouco do século 20 (morreu em 1924), tornou-se um dos pilares do “espírito do tempo” desse mundo que se consumiria com duas guerras mundiais e uma polarização sem fim. Sua obra evidencia uma extraordinária percepção no que diz respeito à dinâmica dos conflitos inconscientes, bem como dos movimentos político-sociais que devastaram a Europa no século passado. Nela fica muito clara a proximidade da literatura com a psicanálise: não à toa, até hoje Kafka é associado ao “mal-estar da civilização”, uma das marcas registradas do pensamento freudiano.

O encontro apresenta uma leitura da obra de Kafka, situando-a em diálogo com o que propõe o crítico literário Harold Bloom a respeito do autor: W.H. Auden achava Kafka o espírito particular de nosso tempo. Sem dúvida, a expressão ‘kafkiano’ assumiu um sentido fantástico para muitos de nós; talvez tenha se tornado um termo universal para o que Freud chamou de “o fantástico”, uma coisa ao mesmo tempo conhecido e também estranha. De uma perspectiva puramente literária, esta é a era de Kafka, mais mesmo que a era de Freud. Este, espertamente seguindo Shakespeare, deu-nos nosso mapa da mente; Kafka sugeriu-nos que não podemos usá-lo para salvar-nos, nem de nós mesmos.

A aula aberta é gratuita e destinada a apresentar um novo professor ao público da Casa do Saber e, para os novos alunos, é também uma oportunidade de ter contato com o ambiente e a dinâmica das aulas. O tema, geralmente panorâmico, serve como uma porta de entrada para assuntos a serem aprofundados em um futuro curso ministrado pelo professor da aula aberta.


 


Sérgio Telles

Psicanalista e escritor, membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae, ond...
  • 1
    02/10 Aula aberta


    • Aguarde o carregamento ... Carregando...
Cálculos das Parcelas
1 x R$0,00

Quem Somos Nós?Instagram
PARCERIA
RÁDIO OFICIAL
APOIO