JÁ FOI
  • Informações
  • Data 17/09/2019
  • Duração: 1 encontro
  • Dia: Terça-Feira
  • Horário: das 20h às 22h
  • Valor: R$ 0,00
  • Observações: Inscrições gratuitas pelo site, exclusivamente. Vagas limitadas e sujeitas à lotação do espaço.
 

Aula aberta

Segurança na Saúde: Contra os Erros na Assistência

20th Patient Safety Day
com Lucas Zambon

Atenção: este evento acontece presencialmente na Casa do Saber (rua dr. Mario Ferraz, 414, São Paulo). A ordem de ocupação dos lugares será a ordem de chegada, não sendo possível a reserva de assentos. Após o horário de início os lugares ainda disponíveis serão cedidos para quem estiver aguardando por vaga – procure se organizar e evite atrasos.

O dia 17 de setembro marca o Dia Internacional da Segurança do Paciente (IPSD), uma campanha iniciada há 20 anos nos EUA para que todas as partes interessadas no sistema de saúde trabalhem juntas para melhorar a segurança do paciente. A questão da segurança do paciente (seja em procedimentos médicos, seja em internação ou em consultas) ganha relevo quando estudos apontam que erros na assistência hospitalar seriam a 8ª causa de morte dos EUA, superando até mesmo a AIDS ou o câncer de mama. O que antes era interpretado como mera fatalidade é requalificado como um incidente que, ainda que não intencional, é causado por falhas no processo de assistência prestado ao paciente que são potencialmente evitáveis.

Desde 1999, o movimento espalhou-se ao redor do mundo e tem motivado a medicina a buscar em indústrias mais seguras e evoluídas, como a aviação, formas de evitar novos incidentes. Em paralelo, surgem conceitos como da medicina baseada em evidências científicas, a qual faz uso de provas cientificas existentes e disponíveis, com boa validade interna e externa, para a aplicação de seus resultados na prática clínica.

O encontro apresenta o conceito de segurança do paciente, condição em que todos estarão, mais cedo, mais tarde, buscando definir o que seria a qualidade na assistência à saúde – hotelaria, tecnologia de ponta, atendimento humanizado? Como promover a saúde das populações ao mesmo tempo em que é garantida a experiência do indivíduo dentro do sistema de saúde? Como fazer isso de maneira sustentável?


Lucas Zambon

Diretor científico do Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente e diretor clínico do Hospit...
  • 1
    17/09 Encontro

Aula aberta

Aprendizagem e Expertise com Rubens Sampaio

Aula aberta

As Crises da Razão com Paulo Niccoli Ramirez

    • Aguarde o carregamento ... Carregando...
Cálculos das Parcelas
1 x R$0,00

Quem Somos Nós?Instagram
PARCERIA
RÁDIO OFICIAL
APOIO