JÁ FOI
  • Informações
  • Início: 02/10/2018
  • Duração: 4 encontros
  • Dias: Terças-Feiras
  • Horário: das 20h às 22h
  • Valor: 4x de R$185,00
 

Arte

Uma Introdução à Crítica de Arte

Do cricri ao crítico
com Frederico Barbosa

Atenção: este curso é ministrado presencialmente na Casa do Saber (rua dr. Mario Ferraz, 414, São Paulo). Caso queira acompanhar via internet, consulte a área “Ao Vivo/ On-line” do site. A matrícula na turma presencial não possibilita o acesso à versão on-line do curso e vice-versa.

O que se espera da apreciação de uma obra de arte? Para alguns, todos os artigos, resenhas ou ensaios críticos, principalmente aqueles difundidos pela imprensa, são apenas textos opinativos e infundados, refletindo a atitude acrítica do julgamento de valor, que decreta a aprovação (ou não) e a subsequente promoção (ou não) de uma obra ou de seu autor. Alguns podem até ser, mas não são “críticos”. São, quando muito, textos “cricri”.

A grande questão a ser discutida nesta oficina é exatamente o que caracteriza uma postura crítica frente a uma obra de arte. Trabalhando as diferentes formas de abordagem possíveis à produção artística, sintetizadas em paráfrase, comentário, interpretação e análise, os participantes serão levados a ler criticamente a própria crítica e a produzir textos a partir de suas leituras de obras que lhes serão apresentadas.

Ler e produzir textos críticos possibilita o aprofundamento na função da crítica, que consiste em localizar a obra no universo das ideias, detectar influências, filiações, estilo; apontar-lhe o que apresentar de redundância e inovação. Colocar-se na pele do autor é desvendar seu método.


Frederico Barbosa

Gestor cultural e professor de literatura, texto e redação, recebeu dois Prêmios Jabuti, por ...
  • 1
    02/10 Crítica: o que dizer? Gosto se discute? Os primórdios da crítica de arte: As Rãs, de Aristófanes (405 a.C.), as ideias de Lionel Trilling e I.A. Richards.
    Exercício: audição de uma canção de Charlie Parker e Coleman Hawkins.


  • 2
    09/10 Formas de abordagem: postura acrítica versus postura crítica. Paráfrase e descrição, comentário, interpretação e análise.
    Exercício: leitura de quadros de Dali, Holbein e Caravaggio e da peça Ato sem Palavras, de Samuel Beckett,


  • 3
    16/10 Elementos da narrativa: personagens e foco narrativo.
    Exercício: leitura do conto A Causa Secreta, de Machado de Assis.


  • 4
    23/10 Roman Jakobson e Ezra Pound: imagens, sonoridade e ritmo.
    Exercício: leitura de poemas de Gregório de Matos, Vinicius de Moraes, Augusto de Campos e Sebastião Uchoa Leite.



    • Aguarde o carregamento ... Carregando...
Cálculos das Parcelas
1 x R$740,00
2 x R$370,00
3 x R$246,67
4 x R$185,00

Quem Somos Nós?Instagram
PARCERIA
RÁDIO OFICIAL
APOIO