Sartre e Camus: os Existencialismos | On-line
Condenados a ser livres | Transmissão via internet
com Mauricio Pagotto Marsola
Atenção:
1. O curso "ao vivo| on-line" é a transmissão via internet de um curso realizado presencialmente na Casa do Saber. Certifique-se de que seja essa a sua intenção e matricule-se na turma correta. A inscrição nas turmas virtuais não possibilita o acesso às turmas presenciais e vice-versa.
2. Você pode assistir às aulas de onde estiver no momento exato em que acontecem, ou em até um mês após sua transmissão, quantas vezes quiser e quando quiser. Após esse prazo, no entanto, o vídeo da aula sai do ar irrevogavelmente.
O curso coloca em diálogo Sartre e Camus, ambos marcados por uma compreensão política do sentido (ou da ausência de sentido) da existência humana. Enquanto Sartre coloca o homem como um ser condenado à liberdade e, por consequência, único responsável por seu destino, Camus encara a existência humana a partir de Sísifo, aquele que se esforça descomunalmente para levar morro acima uma enorme pedra e, a cada dois passos que vence na subida, é forçado a descer outros tantos e mais pelo peso da pedra, sem nunca concluir sua tarefa. Qual o sentido, então?