JÁ FOI
  • Informações
  • Data 26/03/2020
  • Duração: 1 encontro
  • Dia: Quinta-Feira
  • Horário: das 20h às 22h
  • Valor: R$ 195,00
 

Ao Vivo | On-line

A Questão Palestina | On-line

com Salem Nasser

Atenção: o encontro "Ao vivo | On-line" é a transmissão via internet de um evento realizado presencialmente na Casa do Saber. Certifique-se de que seja essa a sua intenção e matricule-se na turma correta. A inscrição nas turmas virtuais não possibilita o acesso às turmas presenciais e vice-versa. Você pode assistir às aulas de onde estiver no momento exato em que acontecem, ou em até um mês após sua transmissão, quantas vezes quiser e quando quiser. Após esse prazo, no entanto, o vídeo da aula sai do ar irrevogavelmente.


Por Que Participar do Encontro?


A Questão Palestina é talvez a mais longeva, complexa e central das grandes questões políticas do século 20. É, mais do que isso, um exemplo único de uma guerra de narrativas envolvendo as relações entre política e direito, uma injustiça histórica e o processo de construção e reconstrução da história. Por estes e outros motivos, ainda provoca curiosidade e perplexidade, marcadas ao mesmo tempo em que sua compreensão parece um desafio impossível. O encontro apresenta um panorama de alguns dos elementos centrais da Questão Palestina. O objetivo é constituir um eixo estruturante que dê sentido e permita uma compreensão geral da história e da atualidade, ao mesmo tempo em que servirá de apoio para o entendimento futuro das perguntas remanescentes - que serão muitas. 


O Que Será Apresentado?


O encontro aborda a história da Palestina, desde a Antiguidade e o Império Otomano até o momento atual, analisando os efeitos que os Pogroms europeus, o movimento sionista e o colonialismo ocidental terão sobre o futuro da região.


Para além do resgate histórico e interpretativo, serão tratados os eventos dramáticos que constituem o centro da questão: o Acordo Sykes-Picot, a Declaração Balfour, o mandato inglês sobre a Palestina e os diversos confrontos armados. Para dar sentido a muito do que se testemunha hoje, o encontro trata do surgimento da OLP, do Hamas, dos acordos de Oslo e com o que se está propondo hoje como "Acordo do Século".


Como pano de fundo, os encontros se baseiam no Direito Internacional, se não por outra razão, para sustentar a caracterização da Questão Palestina essencialmente como uma questão de justiça e como uma tragédia em andamento.




Salem Nasser

Doutor em direito internacional pela USP. Pela Universidade de Paris II - Panthéon Sorbonee, obte...
  • 1
    26/03 A Questão Palestina
    com Salem Nasser



    • Aguarde o carregamento ... Carregando...
Cálculos das Parcelas
1 x R$195,00

Quem Somos Nós?Instagram
PARCERIA
RÁDIO OFICIAL
APOIO