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Viver com os Outros
Ideias para pensar e construir o amanhã

O curso apresenta uma linha da filosofia em que pensadores colocaram as ideias da alteridade, da relação com o Outro e da radicalidade das diferenças no topo da pauta para os nossos tempos. Com isso, você poderá também repensar a sua relação com o mundo e as pessoas ao redor. Os encontros vão pensar a vida, o humano e o Universo a partir de uma das mais potentes formas de estranhamento: o Outro, com maiúscula, em uma perspectiva que não tenha o Eu como centro.

Uma série de sintomas que foram potencializados nos últimos tempos – individualismo, ansiedade, medo do futuro e intolerância, por exemplo – evidenciam uma fragilidade humana para interagir e lidar com um mundo que nos afeta sem parar. Não há mudança dessa condição se fugirmos do mundo ou o recusarmos, mas apenas se nos aproximarmos e buscarmos compreender o que o compõe: o Outro, o diferente. É possível entender, aceitar e conviver com o diferente?

R$ 749

ou em 12x de R$ 62,41

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Ideias para pensar e construir o amanhã

O curso apresenta uma linha da filosofia em que pensadores colocaram as ideias da alteridade, da relação com o Outro e da radicalidade das diferenças no topo da pauta para os nossos tempos. Com isso, você poderá também repensar a sua relação com o mundo e as pessoas ao redor. Os encontros vão pensar a vida, o humano e o Universo a partir de uma das mais potentes formas de estranhamento: o Outro, com maiúscula, em uma perspectiva que não tenha o Eu como centro.

Uma série de sintomas que foram potencializados nos últimos tempos – individualismo, ansiedade, medo do futuro e intolerância, por exemplo – evidenciam uma fragilidade humana para interagir e lidar com um mundo que nos afeta sem parar. Não há mudança dessa condição se fugirmos do mundo ou o recusarmos, mas apenas se nos aproximarmos e buscarmos compreender o que o compõe: o Outro, o diferente. É possível entender, aceitar e conviver com o diferente?

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Data do Início do Curso
de 19/10 a 14/12
Dia e horário do curso
terças-feiras, das 18h às 19h30
Aulas ao Vivo
Aulas ao vivo

Plano de aula

Aula 1 | terça-feira, 19/10, das 18h às 19h30
Martin Heidegger, Emmanuel Levinas e Jacques Derrida: O ser, a alteridade e o Outro entendido de forma radical
O encontro parte de pensadores como o alemão Martin Heidegger, o argelino Jacques Derrida e o lituano Emmanuel Lévinas para apresentar a importância e a gravidade da vida com os outros. É possível entender, aceitar e conviver com o diferente? De que maneiras esse Outro é a chave que nos torna, de fato, humanos? As ideias das três personagens centrais desta aula tiveram a questão da alteridade – a relação com o outro, diferente – como algo central, especialmente a necessidade não de dominá-la, mas de pensá-la e reconhecê-la não a partir do “eu”, mas do próprio “outro” (ainda que isso seja impossível). Hegel e a “teoria do reconhecimento”. Martin Heidegger e a “diferença ontológica” como diferença radical. Jacques Derrida e Emmanuel Lévinas: a abertura para a alteridade e a diferença.

Aula 2 | terça-feira, 26/10, das 18h às 19h30
Gilles Deleuze e Félix Guattari: O capitalismo, esquizofrenia e a proliferação indefinida do Outro
O encontro apresenta as ideias centrais dos franceses Gilles Deleuze e Félix Guattari, responsáveis por um dos maiores projetos críticos de renovação do pensamento no século 20. De que forma nosso modo de vida – ou mesmo nossa razão – pode também aprisionar a forma como pensamos? O que está em jogo para resistirmos a (ou mudarmos) esse modo de vida e pensamento? E, além, como essas questões podem potencializar nosso reconhecimento e aceitação (ou afastamento e exclusão) dos outros.

Aula 3 | terça-feira, 9/11, das 18h às 19h30
Judith Butler e a teoria queer: os gêneros e o Outro entendido como flutuação indefinida do desejo
A pensadora estadunidense Judith Butler é uma das maiores referências da atualidade ao se discutir a liberdade e a aceitação do Outro, e a crítica e condenação das violações e violências cometidas contra a manifestação de subjetividades. O encontro apresenta o pensamento de Butler a partir dos limites do conceito de identidade, os gêneros em suas dimensões epistemológica e ontológica, além da ideia de performatividade e as obstruções ao pensamento e acesso ao Outro.

Aula 4 | terça-feira, 16/11, das 18h às 19h30
Achille Mbembe: filosofia e bíos
A filosofia da cultura na África, o panafricanismo, negritude e construção dos discursos contracoloniais (Kwame Anthony Appiah). Os três momentos das populações afrodiaspóricas no Ocidente. O projeto do “humanismo” euro-americano e a construção do maior projeto biopolítico da história da humanidade: a escravidão dos negros. O pensamento africano contemporâneo: soluções, conceitos e impasses (Muryatan Barbosa). O “devir negro do mundo” e as novas formas de dominação do capitalismo informacional planetário.

Aula 5 | terça-feira, 23/11, das 18h às 19h30
Donna Haraway e  filosofia especulativa: como pensar a partir do futuro?
O futuro como alteridade radical: um novo horizonte ainda inexplorado para a Filosofia. Pensamento e extraterritorialidade. Humanos, transumanos, meta-humanos, pós-humanos e não-humanos: o que significa cada um desses conceitos? O que é transespecismo? As alterações nos padrões dos mundos vivos-não-vivos e orgânicos-inorgânicos. Antropologia e filosofia do ciborgue (Thierry Hoquet e Donna Haraway): ciência, tecnologia, feminismo e socialismo para o século 21.

Aula 6 | terça-feira, 30/11, das 18h às 19h30
Peter Sloterdijk: Quando a tecnologia é o Outro radical
A tecnodiversidade (Yuk Hui) e o futuro humano. Os limites borrados entre natural e artificial. Rumo a uma artificialização global do universo. O hiperespaço e a consciência-cosmos expandida (Michio Kaku). A divisibilidade infinita do eu, o Oceano da consciência e um universo da inteligência integral (Yuval Noah Harari). O Experimentum Humanum: civilização tecnológica e condição humana (Hermínio Martins). As vertigens da tecnociência: moldar o mundo átomo a átomo (Bernadette Bensaude-Vincent). Os humanos descendem das pedras: a antropotecnologia e a artificialização irrestrita da vida (Peter Sloterdijk).

Aula 7 | terça-feira, 7/12, das 18h às 19h30
Vilém Flusser: Quando a mente é o Outro radical
Quando a mente é o outro radical? O problema das outras mentes (Alan Turing). A inteligência artificial não é nem inteligente nem artificial: o problema da demarcação dos limites. Atravessar as fronteiras do desconhecido. Outras mentes: o polvo e a origem não-humana da consciência (Peter Godfrey-Smith). O Vampyrotheutis infernalis como novo paradigma disruptivo da consciência humana (Vilém Flusser).

Aula 8 | terça-feira, 14/12, das 18h às 19h30
Carlo Rovelli: A consciência e o cosmos como o infinitamente Outro
Consciência, mente, inteligência e cognição: horizontes de alteração radical desses conceitos. A teoria quântica e a ressignificação da consciência. A estrutura paraconsistente da realidade: a realidade não é o que parece (Carlo Rovelli). A teoria quântica: uma expedição às fronteiras da física (Andrés Cassinello e José Luis Sánchez Gómez). O enigma quântico: o encontro da física com a consciência (Bruce Rosenblum e Fred Kuttner).

Plano de aula

Aula 1 | terça-feira, 19/10, das 18h às 19h30
Martin Heidegger, Emmanuel Levinas e Jacques Derrida: O ser, a alteridade e o Outro entendido de forma radical
O encontro parte de pensadores como o alemão Martin Heidegger, o argelino Jacques Derrida e o lituano Emmanuel Lévinas para apresentar a importância e a gravidade da vida com os outros. É possível entender, aceitar e conviver com o diferente? De que maneiras esse Outro é a chave que nos torna, de fato, humanos? As ideias das três personagens centrais desta aula tiveram a questão da alteridade – a relação com o outro, diferente – como algo central, especialmente a necessidade não de dominá-la, mas de pensá-la e reconhecê-la não a partir do “eu”, mas do próprio “outro” (ainda que isso seja impossível). Hegel e a “teoria do reconhecimento”. Martin Heidegger e a “diferença ontológica” como diferença radical. Jacques Derrida e Emmanuel Lévinas: a abertura para a alteridade e a diferença.

Aula 2 | terça-feira, 26/10, das 18h às 19h30
Gilles Deleuze e Félix Guattari: O capitalismo, esquizofrenia e a proliferação indefinida do Outro
O encontro apresenta as ideias centrais dos franceses Gilles Deleuze e Félix Guattari, responsáveis por um dos maiores projetos críticos de renovação do pensamento no século 20. De que forma nosso modo de vida – ou mesmo nossa razão – pode também aprisionar a forma como pensamos? O que está em jogo para resistirmos a (ou mudarmos) esse modo de vida e pensamento? E, além, como essas questões podem potencializar nosso reconhecimento e aceitação (ou afastamento e exclusão) dos outros.

Aula 3 | terça-feira, 9/11, das 18h às 19h30
Judith Butler e a teoria queer: os gêneros e o Outro entendido como flutuação indefinida do desejo
A pensadora estadunidense Judith Butler é uma das maiores referências da atualidade ao se discutir a liberdade e a aceitação do Outro, e a crítica e condenação das violações e violências cometidas contra a manifestação de subjetividades. O encontro apresenta o pensamento de Butler a partir dos limites do conceito de identidade, os gêneros em suas dimensões epistemológica e ontológica, além da ideia de performatividade e as obstruções ao pensamento e acesso ao Outro.

Aula 4 | terça-feira, 16/11, das 18h às 19h30
Achille Mbembe: filosofia e bíos
A filosofia da cultura na África, o panafricanismo, negritude e construção dos discursos contracoloniais (Kwame Anthony Appiah). Os três momentos das populações afrodiaspóricas no Ocidente. O projeto do “humanismo” euro-americano e a construção do maior projeto biopolítico da história da humanidade: a escravidão dos negros. O pensamento africano contemporâneo: soluções, conceitos e impasses (Muryatan Barbosa). O “devir negro do mundo” e as novas formas de dominação do capitalismo informacional planetário.

Aula 5 | terça-feira, 23/11, das 18h às 19h30
Donna Haraway e  filosofia especulativa: como pensar a partir do futuro?
O futuro como alteridade radical: um novo horizonte ainda inexplorado para a Filosofia. Pensamento e extraterritorialidade. Humanos, transumanos, meta-humanos, pós-humanos e não-humanos: o que significa cada um desses conceitos? O que é transespecismo? As alterações nos padrões dos mundos vivos-não-vivos e orgânicos-inorgânicos. Antropologia e filosofia do ciborgue (Thierry Hoquet e Donna Haraway): ciência, tecnologia, feminismo e socialismo para o século 21.

Aula 6 | terça-feira, 30/11, das 18h às 19h30
Peter Sloterdijk: Quando a tecnologia é o Outro radical
A tecnodiversidade (Yuk Hui) e o futuro humano. Os limites borrados entre natural e artificial. Rumo a uma artificialização global do universo. O hiperespaço e a consciência-cosmos expandida (Michio Kaku). A divisibilidade infinita do eu, o Oceano da consciência e um universo da inteligência integral (Yuval Noah Harari). O Experimentum Humanum: civilização tecnológica e condição humana (Hermínio Martins). As vertigens da tecnociência: moldar o mundo átomo a átomo (Bernadette Bensaude-Vincent). Os humanos descendem das pedras: a antropotecnologia e a artificialização irrestrita da vida (Peter Sloterdijk).

Aula 7 | terça-feira, 7/12, das 18h às 19h30
Vilém Flusser: Quando a mente é o Outro radical
Quando a mente é o outro radical? O problema das outras mentes (Alan Turing). A inteligência artificial não é nem inteligente nem artificial: o problema da demarcação dos limites. Atravessar as fronteiras do desconhecido. Outras mentes: o polvo e a origem não-humana da consciência (Peter Godfrey-Smith). O Vampyrotheutis infernalis como novo paradigma disruptivo da consciência humana (Vilém Flusser).

Aula 8 | terça-feira, 14/12, das 18h às 19h30
Carlo Rovelli: A consciência e o cosmos como o infinitamente Outro
Consciência, mente, inteligência e cognição: horizontes de alteração radical desses conceitos. A teoria quântica e a ressignificação da consciência. A estrutura paraconsistente da realidade: a realidade não é o que parece (Carlo Rovelli). A teoria quântica: uma expedição às fronteiras da física (Andrés Cassinello e José Luis Sánchez Gómez). O enigma quântico: o encontro da física com a consciência (Bruce Rosenblum e Fred Kuttner).

COM QUEM VOU APRENDER?

Rodrigo Petronio
Escritor e filósofo, é autor, organizador e editor de diversas obras. Doutor em Literatura Comparada [UERJ] e professor titular da Faculdade de Comunicação da FAAP, desenvolveu doutorado-sanduíche como bolsista Capes na Stanford University, sob orientação de Hans Ulrich Gumbrecht. Formado em Letras Clássicas [USP], tem dois mestrados: em Ciência da Religião [PUC-SP], sobre o filósofo contemporâneo Peter Sloterdijk, e em Literatura Comparada [UERJ], sobre literatura e filosofia na Renascença. Atua no mercado editorial há vinte e dois anos [1995-2017]. Há quinze anos colabora regularmente com diversos veículos da imprensa. Foi colunista da revista Filosofia e é agora colaborador regular dos jornais Valor Econômico e O Estado de S.Paulo. Publicou mais de duas centenas de artigos, resenhas e ensaios em alguns dos principais veículos da imprensa brasileira. Organizador dos três volumes das Obras Completas do filósofo brasileiro Vicente Ferreira da Silva [Editora É, 2010-2012]. Atualmente divide com Rodrigo Maltez Novaes a coordenação editorial das Obras Completas do filósofo Vilém Flusser pela Editora É. Coorganizador do livro Crença e Evidência: Aproximações e Controvérsias entre Religião e Teoria Evolucionária no Pensamento Contemporâneo [Unisinos, 2014], conjunto de artigos acadêmicos de professores brasileiros e estrangeiros sobre as relações entre ateísmo, religião e darwinismo.



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Todas as aulas ocorrerão ao vivo às terças-feiras. A primeira aula acontece no dia 19 de outubro e, as demais, nas terças-feiras seguintes. Não tem problema nenhum se não for possível ver alguma aula ao vivo. Todas ficarão gravadas para você ver quando quiser. 

As videoaulas poderão ser vistas e revistas quantas vezes você quiser por um período de 3 meses. 

Sim, todos os participantes que quiserem receberão o certificado. 

Você pode realizar o pagamento com boleto ou cartão de crédito. 

Sim. Basta trocar a bandeira do país onde foi emitido seu cartão na página do checkout, no alto, à direita. Se seu cartão foi emitido no Brasil, a bandeira do Brasil já estará lá. Mas se foi emitido nos EUA, por exemplo, troque pela bandeira dos EUA. 

Não. O sistema de pagamento só permite o parcelamento com cartão de crédito. Você pode parcelar em até 10 vezes sem juros.

Após a primeira aula em 19 de outubro, você tem um prazo de 7 dias para pedir reembolso do que já pagou. Caso comece a assistir o curso e entenda que ele não é adequado para você, basta enviar um e-mail para suporte@casadosaber.com.br dentro do prazo de 7 dias que providenciaremos a devolução de 100% do seu dinheiro. 

Basta enviar um e-mail para suporte@casadosaber.com.br que responderemos o mais rápido possível. 

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Não. O sistema de pagamento só permite o parcelamento com cartão de crédito. Você pode parcelar em até 12 vezes. Os juros incluídos no parcelamento são cobrados pela empresa que processa os pagamentos. 

Após a primeira aula em 04 de novembro, você tem um prazo de 7 dias para pedir reembolso do que já pagou. Caso comece a assistir o curso e entenda que ele não é adequado para você, basta enviar um e-mail para suporte@casadosaber.com.br dentro do prazo de 7 dias que providenciaremos a devolução de 100% do seu dinheiro. 

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