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Guia Essencial da Filosofia: O pensamento contemporâneo

O curso apresenta um panorama das principais questões da filosofia a respeito da experiência humana no período conhecido como “contemporâneo”. Os encontros partem da virada do século 19 para o 20, já nos primeiros movimentos de crítica aos ideais iluministas de que a humanidade alcançaria a felicidade e a harmonia por meio da razão. Os encontros trazem de forma didática e introdutória alguns dos conceitos e interpretações mais importantes do pensamento ocidental, e guia as possíveis ligações entre eles para uma compreensão mais completa e abrangente do mundo em que vivemos.

Esta edição é o terceiro módulo do curso Guia Essencial da Filosofia, que já tratou do pensamento Antigo e Moderno, mas pode ser acompanhado de forma independente, sem qualquer prejuízo de aproveitamento dos encontros.

R$ 749

ou em 12x de R$ 62,42

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Guia Essencial da Filosofia: O pensamento contemporâneo

O curso apresenta um panorama das principais questões da filosofia a respeito da experiência humana no período conhecido como “contemporâneo”. Os encontros partem da virada do século 19 para o 20, já nos primeiros movimentos de crítica aos ideais iluministas de que a humanidade alcançaria a felicidade e a harmonia por meio da razão. Os encontros trazem de forma didática e introdutória alguns dos conceitos e interpretações mais importantes do pensamento ocidental, e guia as possíveis ligações entre eles para uma compreensão mais completa e abrangente do mundo em que vivemos.

Esta edição é o terceiro módulo do curso Guia Essencial da Filosofia, que já tratou do pensamento Antigo e Moderno, mas pode ser acompanhado de forma independente, sem qualquer prejuízo de aproveitamento dos encontros.

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Data do Início do Curso
de 13/9 a 22/11
Dia e horário do curso
segundas-feiras, das 18h às 19h30
Aulas ao Vivo
Aulas ao vivo

Plano de aula

Aula 1 | O pensamento de Nietzsche – segunda-feira, 13 de setembro, das 18h às 19h30
Nietzsche é um dos nomes mais importantes e controversos da filosofia. A cultura e a moral ocidentais passaram por uma crítica severa em suas interpretações, questionando toda a estrutura sobre a qual construímos nosso conhecimento sobre nós e o mundo. O encontro passa por sua trajetória, conceitos como niilismo, amor fati, vontade de potência, a transvaloração dos valores e o além-do-homem, e, por fim, tratando de porque seu pensamento é tão marcante para os que o sucederam.

Aula 2 | Husserl, Heidegger e Merleau-Ponty: em busca da consciência – segunda-feira, 20 de setembro, das 18h às 19h30
A fenomenologia é uma reinvenção do pensamento. Surgida nos primeiros momentos do século 20, buscava uma interpretação da realidade pautada em pressupostos da ciência e da lógica. Nomes como Edmund Husserl, Martin Heidegger e Maurice Merleau-Ponty estão entre os principais pensadores que recolocaram no centro da filosofia as questões fundamentais sobre o que significa ser e existir, o que é a consciência e como conhecemos e nos relacionamos com o mundo. Este encontro apresenta as origens e consequências dessa filosofia, até seus desdobramentos em pensadores como Roland Barthes e Maurice Blanchot, na segunda metade do século 20.

Aula 3 | Sartre e Lévi-Strauss: o que define nossa humanidade? – segunda-feira, 27 de setembro, das 18h às 19h30
A França foi o palco de duas correntes determinantes na história do pensamento. De um lado, o existencialismo, decorrente do racionalismo cartesiano e da fenomenologia, famoso pela figura de Sartre e sua afirmação de que “a existência precede a essência”; de outro, o estruturalismo, teoria da linguística incorporada à antropologia por Claude Lévi-Strauss. Para Sartre, o humano é fruto de um processo, formado a partir de suas vivências. Para Lévi-Strauss, a cultura em que estamos inseridos, determinadas por uma estrutura, condiciona e determina nossas relações. O encontro trata destes dois pensadores e os movimentos dos quais se tornaram símbolos para apresentar temas como a liberdade e a subjetividade em um dos momentos mais determinantes do pensamento.

Aula 4 | Escola de Frankfurt: Adorno, Horkheimer, Walter Benjamin – segunda-feira, 4 de outubro, das 18h às 19h30
O encontro apresenta um breve histórico do surgimento da chamada Escola de Frankfurt e os principais conceitos para entender as propostas de seus representantes – como teoria crítica, dialética e cultura de massa, por exemplo. Pensadores como Theodor Adorno e Max Horkheimer deram início, junto a outros nomes da Escola, a uma crítica da civilização ocidental num momento pós-crise de 1929, com a ascensão do nazismo e a posterior retomada do capitalismo no Ocidente.

Aula 5 | A indústria cultural: Marcuse, Guy Debord, Baudrillard e Edgar Morin – segunda-feira, 18 de outubro, das 18h às 19h30
Você acha que suas preferências e vontades são de fato suas? Em continuidade ao encontro anterior, o curso avança nas leituras da filosofia a respeito de nossa relação com a cultura e, sobretudo, como ela é produzida para direcionar e conduzir nossos pensamentos e desejos. A partir das abordagens de herdeiros da teoria crítica apresentada na aula anterior, você entenderá os efeitos da cultura sobre os principais aspectos da arte, do consumo e da ética.

Aula 6 | Hannah Arendt, Foucault e mais Walter Benjamin: banalidade do mal, sociedade disciplinar e estado de exceção – segunda-feira, 25 de outubro, das 18h às 19h30
Esta aula apresenta algumas ideias importantes para pensar nossas relações com os outros: de que forma ideias aparentemente absurdas podem convencer multidões e orientar o ódio de uns sobre outros? Como a organização social molda o comportamento de cada um e, com isso, exclui quem foge a esses padrões? Para além destas questões, como poder e violência se confundem e se complementam em termos de legalidade e legitimidade quando garantidas pela política?

Aula 7 | Bauman e Lipovetsky: pós-modernidade, suas polêmicas e a leitura contemporânea da indústria cultural – segunda-feira, 8 de novembro, das 18h às 19h30
Uma das possíveis descrições da chamada pós-modernidade é a falência das grandes narrativas que davam sentido à realidade. Neste sentido, uma série de incertezas e inseguranças surgem sobre questões fundamentais: somos, de fato, livres? O que nos une uns aos outros? Em um mundo cada vez mais conectado e com mudanças a cada instante, em que fundamentos podemos nos basear para pensar questões básicas da vida? A aula apresenta as interpretações de Bauman e Lipovetsky sobre a influência do consumo, do trabalho e da cultura na definição de nossa identidade e nossas certezas, cada vez mais frágeis e instáveis.

Aula 8 | Pós-verdade, fake news, Quarta Revolução Industrial e Big Data: quem somos nós hoje? – segunda-feira, 22 de novembro, das 18h às 19h30
Este encontro volta o olhar para o contexto atual em que a informação, em seu excesso de produção e acesso, tem ditado os rumos de nossa saúde individual, social e política. Para isso, será explorado o conceito de trabalho imaterial e suas relações com nossa subjetividade e como ele reconfigura nossas estruturas sociais, especialmente as ideias de produção, poder e relacionamentos.

Plano de aula

Aula 1 | O pensamento de Nietzsche – segunda-feira, 13 de setembro, das 18h às 19h30
Nietzsche é um dos nomes mais importantes e controversos da filosofia. A cultura e a moral ocidentais passaram por uma crítica severa em suas interpretações, questionando toda a estrutura sobre a qual construímos nosso conhecimento sobre nós e o mundo. O encontro passa por sua trajetória, conceitos como niilismo, amor fati, vontade de potência, a transvaloração dos valores e o além-do-homem, e, por fim, tratando de porque seu pensamento é tão marcante para os que o sucederam.

Aula 2 | Husserl, Heidegger e Merleau-Ponty: em busca da consciência – segunda-feira, 20 de setembro, das 18h às 19h30
A fenomenologia é uma reinvenção do pensamento. Surgida nos primeiros momentos do século 20, buscava uma interpretação da realidade pautada em pressupostos da ciência e da lógica. Nomes como Edmund Husserl, Martin Heidegger e Maurice Merleau-Ponty estão entre os principais pensadores que recolocaram no centro da filosofia as questões fundamentais sobre o que significa ser e existir, o que é a consciência e como conhecemos e nos relacionamos com o mundo. Este encontro apresenta as origens e consequências dessa filosofia, até seus desdobramentos em pensadores como Roland Barthes e Maurice Blanchot, na segunda metade do século 20.

Aula 3 | Sartre e Lévi-Strauss: o que define nossa humanidade? – segunda-feira, 27 de setembro, das 18h às 19h30
A França foi o palco de duas correntes determinantes na história do pensamento. De um lado, o existencialismo, decorrente do racionalismo cartesiano e da fenomenologia, famoso pela figura de Sartre e sua afirmação de que “a existência precede a essência”; de outro, o estruturalismo, teoria da linguística incorporada à antropologia por Claude Lévi-Strauss. Para Sartre, o humano é fruto de um processo, formado a partir de suas vivências. Para Lévi-Strauss, a cultura em que estamos inseridos, determinadas por uma estrutura, condiciona e determina nossas relações. O encontro trata destes dois pensadores e os movimentos dos quais se tornaram símbolos para apresentar temas como a liberdade e a subjetividade em um dos momentos mais determinantes do pensamento.

Aula 4 | Escola de Frankfurt: Adorno, Horkheimer, Walter Benjamin – segunda-feira, 4 de outubro, das 18h às 19h30
O encontro apresenta um breve histórico do surgimento da chamada Escola de Frankfurt e os principais conceitos para entender as propostas de seus representantes – como teoria crítica, dialética e cultura de massa, por exemplo. Pensadores como Theodor Adorno e Max Horkheimer deram início, junto a outros nomes da Escola, a uma crítica da civilização ocidental num momento pós-crise de 1929, com a ascensão do nazismo e a posterior retomada do capitalismo no Ocidente.

Aula 5 | A indústria cultural: Marcuse, Guy Debord, Baudrillard e Edgar Morin – segunda-feira, 18 de outubro, das 18h às 19h30
Você acha que suas preferências e vontades são de fato suas? Em continuidade ao encontro anterior, o curso avança nas leituras da filosofia a respeito de nossa relação com a cultura e, sobretudo, como ela é produzida para direcionar e conduzir nossos pensamentos e desejos. A partir das abordagens de herdeiros da teoria crítica apresentada na aula anterior, você entenderá os efeitos da cultura sobre os principais aspectos da arte, do consumo e da ética.

Aula 6 | Hannah Arendt, Foucault e mais Walter Benjamin: banalidade do mal, sociedade disciplinar e estado de exceção – segunda-feira, 25 de outubro, das 18h às 19h30
Esta aula apresenta algumas ideias importantes para pensar nossas relações com os outros: de que forma ideias aparentemente absurdas podem convencer multidões e orientar o ódio de uns sobre outros? Como a organização social molda o comportamento de cada um e, com isso, exclui quem foge a esses padrões? Para além destas questões, como poder e violência se confundem e se complementam em termos de legalidade e legitimidade quando garantidas pela política?

Aula 7 | Bauman e Lipovetsky: pós-modernidade, suas polêmicas e a leitura contemporânea da indústria cultural – segunda-feira, 8 de novembro, das 18h às 19h30
Uma das possíveis descrições da chamada pós-modernidade é a falência das grandes narrativas que davam sentido à realidade. Neste sentido, uma série de incertezas e inseguranças surgem sobre questões fundamentais: somos, de fato, livres? O que nos une uns aos outros? Em um mundo cada vez mais conectado e com mudanças a cada instante, em que fundamentos podemos nos basear para pensar questões básicas da vida? A aula apresenta as interpretações de Bauman e Lipovetsky sobre a influência do consumo, do trabalho e da cultura na definição de nossa identidade e nossas certezas, cada vez mais frágeis e instáveis.

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COM QUEM VOU APRENDER?

Paulo Niccoli Ramirez
Doutor em Ciências Sociais (área de concentração Antropologia – 2014 PUC-SP), Mestre em Sociologia (2007 PUC-SP), bacharel e licenciatura em Ciências Sociais (2004 – PUC-SP); bacharel em Filosofia (FFLCH-USP). Professor da FESPSP (Fundação Escola de Sociologia de São Paulo), da ESPM e da Casa do Saber e do Colégio São Luís. Autor do livro Sérgio Buarque de Holanda e a Dialética da Cordialidade



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Perguntas frequentes

Todas as aulas estarão dentro de nossa plataforma online do curso chamada Nutror. No dia e horário das aulas, o professor estará ao vivo, mas tudo será gravado e ficará disponível para você assistir online na hora que quiser – basta ter acesso à internet. Assim que você se inscrever já recebe login e senha para acessar a plataforma de ensino. 

Todas as aulas ocorrerão ao vivo às segundas-feiras. A primeira aula acontece no dia 13 de setembro e, as demais, nas segundas-feiras seguintes. Não tem problema nenhum se não for possível ver alguma aula ao vivo. Todas ficarão gravadas para você ver quando quiser. 

As videoaulas poderão ser vistas e revistas quantas vezes você quiser por um período de 3 meses. 

Sim, todos os participantes que quiserem receberão o certificado. 

Você pode realizar o pagamento com boleto ou cartão de crédito. 

Sim. Basta trocar a bandeira do país onde foi emitido seu cartão na página do checkout, no alto, à direita. Se seu cartão foi emitido no Brasil, a bandeira do Brasil já estará lá. Mas se foi emitido nos EUA, por exemplo, troque pela bandeira dos EUA. 

Não. O sistema de pagamento só permite o parcelamento com cartão de crédito. Você pode parcelar em até 10 vezes sem juros.

Após a primeira aula em 13 de setembro, você tem um prazo de 7 dias para pedir reembolso do que já pagou. Caso comece a assistir o curso e entenda que ele não é adequado para você, basta enviar um e-mail para suporte@casadosaber.com.br dentro do prazo de 7 dias que providenciaremos a devolução de 100% do seu dinheiro. 

Basta enviar um e-mail para suporte@casadosaber.com.br que responderemos o mais rápido possível. 

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Todas as aulas ocorrerão ao vivo às segundas-feiras. A primeira aula acontece no dia 13 de setembro e, as demais, nas segundas-feiras seguintes. Não tem problema nenhum se não for possível ver alguma aula ao vivo. Todas ficarão gravadas para você ver quando quiser. 

As vídeo-aulas poderão ser vistas e revistas quantas vezes você quiser por um período de 3 meses.

Sim, todos os participantes que quiserem receberão o certificado.

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Não. O sistema de pagamento só permite o parcelamento com cartão de crédito. Você pode parcelar em até 12 vezes. Os juros incluídos no parcelamento são cobrados pela empresa que processa os pagamentos. 

Após a primeira aula em 04 de novembro, você tem um prazo de 7 dias para pedir reembolso do que já pagou. Caso comece a assistir o curso e entenda que ele não é adequado para você, basta enviar um e-mail para suporte@casadosaber.com.br dentro do prazo de 7 dias que providenciaremos a devolução de 100% do seu dinheiro. 

Basta enviar um e-mail para suporte@casadosaber.com.br que responderemos o mais rápido possível. 

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